Algumas pessoas usam a data de aniversário. Outras o nome do bichinho de estimação ou o do namorado (a). E tem aquela parcela que usa simplesmente os números “12345”. No entanto, especialistas dizem que ter uma senha dessas é a mesma coisa que não ter senha nenhuma.
Para se proteger de um hacker (ou de algum conhecido mal intencionado seu) o ideal é que sua senha tenha mais de 12 caracteres – independente dos caracteres mínimos que seu e-mail diz serem suficientes. Eles devem ser escolhidos aleatoriamente entre números e letras do seu teclado.
Algum tempo atrás uma senha de oito caracteres seria suficiente para protegê-lo, mas agora os hackers contam com novas tecnologias, incluindo processadores gráficos, e eles podem descobrir uma senha mais curta em um piscar de olhos.
Se oito caracteres é tudo o que você usa, e se, principalmente, a senha é feita apenas de letras um hacker pode descobri-la em questão de minutos. Eles usam duas técnicas diferentes para descobrir senhas.
A primeira é um programa que combina, por tentativa e erro, sua senha com todas as palavras de um dicionário e, também, com um dicionário de nomes. Eles também usam o mesmo método para testar datas. Pode demorar um pouco, mas se você usa o nome de sua mãe ou a data do seu aniversário, é questão de tempo até encontrarem sua senha.
A segunda técnica é conhecida como “ataque de força bruta” e vai combinando todos os caracteres do teclado. Se você usa um senha de oito números ou menos, ele consegue descobrir qual é a combinação. Mas se você usa uma senha de doze caracteres as possibilidades de combinação aumentam tanto que o programa de computador usado pelo hacker simplesmente desiste e passa para um alvo mais fácil, automaticamente.
Segurança da informação não é um assunto simples para as empresas nem quando se trata de usuários domésticos. Se você ainda não reforçou seus códigos de proteção, talvez esteja na hora de rever se suas senhas são realmente fortes. Siga estas dicas:
• Tente misturar letras, números e símbolos – explore todo o teclado além dos comuns. Por exemplo, no meio dos caracteres convencionais insira símbolos como, @ # $ / *.
• Invente uma frase secreta e quebre com barras. Mas precisa ser secreta mesmo, nada de nome mais data de nascimento.
• Uma boa dica é se preocupar com a renovação de sua senha. Não basta simplesmente criar códigos super criativos, guardá-los a sete chaves e correr dos e-mails e sites falsos. Se possível, altere suas senhas a cada três meses.
• Faça combinações longas compostas de letras e números. O recomendado é criar uma senha de, no mínimo, oito caracteres. Mas se o sistema permitir, o ideal mesmo é uma estrutura de 14 dígitos ou mais.
• Com esses passos para construir uma senha forte, lembre-se que algumas “manias” comuns podem servir de iscas para usuários mal-intencionados. Por isso, veja o que deve ser evitado.
• Escrever a senha em um papel e deixá-la visível para outra pessoa, principalmente na bolsa e carteira, é um erro comum.
• Salvar a informação em um computador que é compartilhado por outros.
• Usar a mesma senha para múltiplos acessos. O risco de um dos computadores ou sistemas online que utilizam a senha for comprometido, todas as suas informações protegidas pelo mesmo código estarão comprometidas também.
Mais é torcer para ser não vítima de hackers.
Nenhum comentário:
Postar um comentário